Configuração III do Corel Paint Shop Pro Photo X2

File  Locations

 

Saber localizar e ter acesso a essa janela é de extrema importância, pois será nela que indicaremos para o PSP, os endereços onde se encontram nossos materiais, para que ele os reconheça.

Essa pasta já contém vários materiais que acompanham o programa, tais como algumas texturas, patterns, scripts, gradients, shapes, tubes, brushes e outros.

O PSP é um programa muito pesado, por isso não devemos acrescentar nosso próprio material ao já existente nas pastas criadas por ele. Se o fizermos, com o tempo, ele tende a se tornar muito lento, podendo inclusive ocorrer travamentos e perda de trabalhos.

O procedimento ideal é abrir pastas fora do PSP, e nelas guardar nossos próprios materiais.
Exemplificando, abrimos uma pasta denominada Materiais para o PSP. E nessa pasta abrimos várias subpastas para os diferentes materiais: texturas, gradientes, masks,  patterns, shapes, brushes, e outros. E  guardamos nelas todo o nosso material, já separado nas respectivas pastas.

 

Fazendo assim, poderemos habilitar ou remover essas pastas quando desejarmos, nessa janela do File Locations. 

 

Vamos entender essa janela:

À esquerda, em File types, estão os diferentes tipos de arquivos.
À direita, na parte superior, já se encontra o endereço automático das pastas existentes no My PSP Files, que o próprio programa irá buscar.

Nesse exemplo, o primeiro endereço refere-se aos arquivos do My PSP Files do PSP 9, que o próprio programa busca automaticamente ao ser instalado.
O segundo endereço refere-se aos arquivos do Corel X2, que foram instalados em C:\Arquivos de Programas\ Corel. Ambos endereços foram automaticamente localizados pelo PSP XI.
O terceiro e quarto endereços foram adicionados.

Para adicionar o endereço de suas próprias pastas, você deverá clicar em Add , e localizar a pasta e a subpasta que você abriu. No caso do exemplo acima, a sua pasta de masks. Encontrando-a, clique em OK.
Dessa forma, sempre que o PSP for aberto, automaticamente "buscará" as suas masks no endereço que você adicionou.

Esse procedimento é válido para todos os materiais, bastando você apenas selecionar à esquerda o tipo de arquivo (ou material) e adicionando à direita o endereço de suas próprias pastas.

O campo "Save to", refere-se ao endereço no qual o PSP irá salvar os arquivos que nele forem criados. Em geral, o endereço que consta nesse campo direciona para a pasta de arquivos do próprio PSP. Como já foi explicado, esse procedimento não é desejável por sobrecarregar o programa. Dê, então, o endereço de sua própria pasta, para que os materiais sejam salvos também fora do PSP.

 

 

Tutorial criado e formatado por Bethrj em 2010 para o Portal Oficina Arte Criações

 

 

É expressamente proibida, por lei, a veiculação sem a autorização expressa da autora ou dos detentores de copyright do texto, da formatação e dos demais elementos que compõem a página. Direitos Autorais protegidos pela Lei 9.610